Página Inicial

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Continuidade do Projeto "A Bela Adormecida e a Roca de Fiar"

Dando continuidade ao Projeto “A Bela Adormecida e a Roca de fiar”, neste bimestre, trabalhamos com tecelagem, colagem, desenho, Expressão Corporal, Teatro, Contação de Histórias e apreciação de vídeos sobre fiação, tecelagem e tingimento. Utilizamos fitas diversas, fitilhos, tecidos, papéis de várias texturas, tinta, enfim, abordamos a linguagem artística e o artesanato em vários aspectos.









Abordamos inclusive, a matemática que será aprofundada nas próximas aulas, através do trabalho realizado com as fitas: A “Trama de Fitas”. 


“Trama de Fitas”

Este trabalho foi desenvolvido à partir da necessidade de compreender como o fio “vira” tecido.

Após compreender que o tecido é costurado e “vira” roupa, após o contato com tecidos rústicos de algodão e estopa, as crianças desfiaram os tecidos para ver do que são feitos. Muitos se divertem ao ver um pedacinho de tecido se transformar num punhado de fios.

"Desfiando tecidos"

JARDIM I - B


As fitas são usadas no lugar de fios para o aluno compreender a sequência de uma trama de tecido. Além de ser um material atraente pela variedade de cores e texturas, as fitas são mais fáceis de manipular. Utilizamos o papel cartão como tear.

Onde entra a Matemática?

Este trabalho possibilita o treinamento de alguns conteúdos matemáticos como:

- Sequência lógica e percurso;
- Trama;
- Formas geométricas;
 - Variedade e contraste de cores.


















Ainda  aprofundaremos o trabalho de tecelagem com teares de papelão e lã, com os quais confeccionaremos cachecóis e utilizaremos agulhas de tapeceiro (de ponta arredondada) para costurar.
Os teares de papelão estarão presentes no evento "Matematicando no Parque", que acontecerá no dia 28  de setembro no horário das 10 h às 15 h, no Parque das Hortênsias, possibilitando a participação de todos na confecção dos nossos cachecóis. Participem!

 Confecção do Painel sobre o história do Livro "Carlinhos precisa de uma capa" de Tomie de Paola. A história fala sobre a extração da lã, a tecelagem, o tingimento e a costura.













Desfile 7 de Setembro - Mitos e Lendas

O desfile de 7 de setembro de 2016 abordou o tema "Mitos e Lendas". A nossa escola apresentou na avenida a Lenda Folclórica que nomeia a escola, ou seja, Saci Pererê.
Trabalhamos com as crianças a lenda do famoso menino travesso que pula de uma perna só durante o período que antecedeu o desfile, abordando de diferentes maneiras essa história tão marcante para as crianças.
Apresentamos a lenda utilizando livros, vídeos e resgatamos com as crianças o que elas já sabiam sobre o Saci Pererê.
A ansiedade tomou conta das nossas crianças, a partir do momento em que contamos sobre o desfile, todos ficaram muito empolgados e não viam a hora deste momento chegar.
No momento do desfile, apresentamos a escola com as crianças interpretando o Tio Barnabé contando para o Pedrinho a lenda do Saci, assim como acontece na história de Monteiro Lobato.
As crianças representaram os Saci em diversos momentos de suas travessuras, dando nó na crina dos cavalos,no redemoinho, atrapalhando a Tia Nastácia e quebrando os ovos das galinhas, havia também Pedrinhos e Narizinhos jogando a peneira para pegar os Sacis, Emílias chamando a atenção dos  sacis para eles não darem os nós nas crinas dos cavalos e por fim, Pedrinho e Narizinho conseguiram "prender" o Saci na garrafa.
O desfile foi lindo e gostaríamos de agradecer imensamente a parceria com os pais das turmas do Jardim II, pois sem a participação de todos o desfile não seria tão belo e marcante. O sorriso no rosto das crianças foi emocionante.