Os cuidados com a nossa horta está cada vez maior e se tornando muito mais significativo para as crianças, pois estão acompanhando o crescimento da couve que foi plantada antes do recesso escolar. O contentamento das crianças em poder regar a horta é encantador.
A atividade de pseudoleitura com o caderno de texto foi marcada pela poesia "As borboletas" de Vinicius de Moraes que já havia sido trabalhada anteriormente. As crianças realizavam a pseudoleitura a seu próprio modo e compartilharam esta leitura com seus familiares durante o final de semana.
Conhecer o nosso nome, ah como é magnifico!
O momento da chamada está se tornando cada vez mais significativo para as crianças da turma do Jardim II - A. A professora Fernanda apresentou os novos crachás com o nome e sobrenome de cada crianças e enfatizou sobre a importância de conhecermos o nosso nome, pois ele é único. As crianças reconheceram os próprios nomes e logo em seguida participamos da atividade "Caça - Nomes", cada criança deveria encontrar o seu nome no cartaz e pintá-lo.
A participação das crianças foi incrível.
Um dos assuntos mais falados pelo mundo durante as últimas semanas foi sobre as Olimpíadas no Rio e para trabalharmos o tema de uma maneira lúdica com as crianças, apresentamos o Mapa Mundi e o Globo terrestre para que todos compreendessem o significado dos anéis olímpicos, suas cores e os continentes que estavam representando. Ao apresentar o Mapa Mundi para as crianças, perguntamos o que seria aquela imagem e as respostas foram: Terra, países, planeta e mapa.
As crianças se envolveram, comentaram muito sobre a abertura dos jogos e que deveríamos torcer pelo nosso país, o Brasil.
Conversamos sobre as diferenças entre dia e noite, principalmente entre o Brasil e o Japão, pois estão em lados opostos no Planeta Terra.
A atividade "Biblioteca Circulante" é sem dúvida muito importante para todos. As crianças atentamente observaram os livros que estavam sendo disponibilizados e comentaram com os colegas quais livros já tinham lido e qual queriam levar. A professora Fernanda apresentou todos os livros, falando o nome e as crianças ansiosas escolhiam com autonomia o livo que levaria para casa durante o final de semana. A leitura favorece o fascínio da imaginação nas crianças!
O momento da leitura e sempre muito esperado pela turma, observam sempre atentos as imagens e quando o livro não tem, sempre questionam: "Esse livro não tem imagens, professor (a)?"
A caixa de leitura é a sensação entre as crianças durante este momento, dizem que ela é mágica e que para abri-la devemos cantar duas músicas. Foi assim que as crianças ensinaram para o professor Camilo e ele aprendeu direitinho, não é mesmo?
Neste dia, a leitura foi sobre a lenda "Mula sem cabeça" e em seguida trabalhamos com um elemento surpresa, o Urucum. Após tocarem no objeto sem vê-lo, conversamos sobre o que sentiram e o que achavam que era. Ao tirar o urucum de dentro da caixa surpresa, muitos tocaram, observaram de perto e claro, sentiram o aroma.
Conversamos sobre em quais ocasiões usamos o urucum e que os índios usam para pintar o corpo e as crianças ficaram fascinadas. No momento em que as crianças puderam pegar os gominhos e urucum e pressioná-lo em um papel ficaram perplexos com a "mágica" que estavam realizando. Em seguida fizemos o fogo do personagem da mula sem cabeça utilizando o urucum como tinta natural.
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