As crianças da turma do Jardim II - C participaram de uma aula cheia de novas descobertas.
Iniciamos as atividades com uma caixa surpresa e dentro dela havia algo que as crianças poderiam colocar a mão, mas deveriam manter segredo e não contar a ninguém o que tinham sentido.
Um a um, utilizando o tato, manusearam a caixa e o objeto misterioso, conseguindo manter o segredo. Em seguida as crianças começaram a relatar o que haviam sentido, falaram que tinha espinhos, que era pequeno e que parecia uma planta.
As alunas Mariana e Emanuela retiraram o surpresa de dentro da caixa e então utilizamos o outros sentidos, visualizamos, sentimos o cheiro e até tentamos ouvir algo, mas as crianças não sabiam o que era.
Expliquei as crianças que aquilo era um fruto, chamado urucum, que ele tinha uma coloração avermelhada e que os índios utilizavam para pintar os próprios corpos. Apresentou as crianças também a embalagem de colorífico (colorau) que é um tempero utilizado para dar cor as comidas, na maioria das vezes em carnes.
Quando começamos a abrir os urucuns eu pressionei as sementinhas existente dentro do fruto em cima de um papel branco, as crianças ficaram encantadas. Após perceberem que podiam desenhar e pintar com aquelas sementinhas, todos ficaram eufóricos e começaram a pedir urucum para o explorarem cada vez mais.
Algumas crianças preferiram pintar o próprio corpo e mencionaram que queriam ficar igual aos índios.
Depois dessa maravilhosa descoberta realizada pelos alunos, aprendemos a fazer tinta a partir das sementes do urucum, misturando água e cola. Realizamos uma das etapas da releitura da obra de arte de Candido Portinari "Futebol" utilizando a tinta feita de urucum com a técnica de pintura esponjada.
Foi uma aula sensacional, o envolvimento das crianças foi esplêndido.
Com carinho,
Professora Fernanda Kelly
Com carinho,
Professora Fernanda Kelly
0 comentários:
Postar um comentário